Índice de velocidade

índice de velocidade

Além da descrição da medida do pneu, pode ser identificado no produto um Índice de Carga ou um Índice de Velocidade (ou os dois no caso de montagem simples/dupla).

O índice de velocidade é um código alfabético que indica a velocidade máxima em que o pneu pode transportar uma carga correspondente a seu Índice de Carga (exceto para cargas em velocidades acima de 210 Km/h) sob condições de serviço especificadas pelo fabricante do pneu. Para encontrar a velocidade máxima que você pode dirigir com seu pneu veja a tabela de códigos abaixo. Você encontrará uma destas letras estampada no seu pneu.

Códigovel. Km/h
Q160
R170
S180
T190
U200
H210
V240
ZR240
W> 270
Y300

Jamais utilize um pneu com índice de velocidade inferior ao do pneu original do veículo. Calibragem abaixo do recomendado no manual do veículo resulta em perda de capacidade de suportar altas velocidades bem como perda de estabilidade e dirigibilidade. Respeite sempre os limites de velocidade das ruas e estradas.

Já o Índice de Carga é um código numérico associado à carga máxima que um pneu pode transportar (exceto para cargas em velocidades acima de 210 Km/h) numa velocidade indicada por seu Índice de Velocidade sob condições de serviço especificadas pelo fabricante do pneu.

Deixe um comentário